Trabalhadores (as) da Enfermagem realizam ato em Brasília pela aprovação do PL 2564/20

Entidades que representam, lutam pelas conquistas e pelos direitos de profissionais da enfermagem brasileira realizaram, no último dia 05/08, um ato, em Brasília, pelo Dia Nacional da Saúde. A manifestação, que contou com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), outras centrais, sindicatos e federações teve como tema “Valorizar a Vida é Valorizar o SUS” e como objetivo chamar a atenção dos brasileiros e dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da enfermagem vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais para a categoria.

O ato aconteceu na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, com a participação de trabalhadores, dirigentes e parlamentares. Nesse mesmo dia foi realizada uma em audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP ) da Câmara dos Deputados para debater o

PL 2564.

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. A data foi instituída em 1967 e além de ser uma homenagem e promoção de reflexão acerca do modelo de cuidado em saúde, é um chamado à ampla mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).