Quase um milhão de pessoas já votaram a favor do PL da Enfermagem na consulta pública do Senado. Participe!

Dos 989.660 de internautas que acessaram o portal e-Cidadania do Senado, até a noite desta segunda-feira (02/08), para responder à consulta pública sobre o Projeto de Lei (PL) nº 2.564/2020, PL da Enfermagem, 958.038 votaram a favor da proposta. Para votar acesse https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=141900.

O PL define carga horária máxima de 30 horas semanais e piso salarial em R$ 7.315 para enfermeiros e enfermeiras, R$ 5.120,50 para técnicos e técnicas e R$ 3.657,50 para auxiliares.

A proposta, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), deve ser analisada pelo Plenário assim que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), colocar na pauta. Pacheco, assim como os donos de hospitais, gestores de entidades filantrópicas e prefeitos são contrários ao PL alegando falta de recursos para aumentar os salários e contratar mais profissionais.

De acordo com o último levantamento do Conselho Federal de Enfermagem, de maio deste ano, desde o início da pandemia, 776 enfermeiros perderam a vida para a Covid-19. Já a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), contradiz o discurso de falta de dinheiro. Segundo ela, há recursos orçamentários suficientes para cobrir os gastos com o piso salarial e a jornada.