Novo presidente da Ceasaminas toma posse e demonstra disposição em dialogar com os trabalhadores

No último dia 24/06 o novo presidente da Ceasaminas, Luciano José de Oliveira, foi apresentado oficialmente aos trabalhadores. E em uma de suas primeiras iniciativas, o novo presidente acenou com o retorno de alguns direitos que haviam sido cortados pela gestão anterior, tais como auxílio creche, adiantamento do 13º salário no meio do ano e horário flexível.

Após a apresentação formal, a diretora do SINDSEP-MG e funcionária da Ceasaminas, Sânia Barcelos, pediu uma reunião com o novo presidente, no que foi prontamente atendida. Durante a reunião foram tratados temas como a privatização da Ceasaminas, bem como a apreensão dos trabalhadores em relação ao futuro caso a empresa seja privatizada.

Luciano Oliveira confirmou que o processo de privatização da Ceasaminas está em andamento. Ele reconheceu que a empresa está sucateada, fruto do descaso de gestões anteriores, mas que pretende realizar melhorias estruturais no Entreposto.

Para a diretora do SINDSEP-MG, Sânia Barcelos, a reunião com o novo presidente da Ceasaminas foi bastante proveitosa, principalmente diante do compromisso de retorno de direitos que haviam sido retirados dos trabalhadores e que geravam grande insatisfação. A disposição em dialogar com os representantes dos trabalhadores também representa um grande passo na relação SINDSEP-MG/Empresa, já que diretorias anteriores se recusavam a receber o Sindicato e negociar melhorias para a categoria.

Acordo Coletivo

No dia 22/06, as diretoras do SINDSEP-MG, Sânia Barcelos e Jussara Griffo, juntamente com o advogado Renato Pimenta, se reuniram com o diretor administrativo, Juliano Cardoso, o Chefe de Gabinete, Paulo Sá e a Comissão do ACT, eleita no início do ano para acompanhar as negociações com a empresa.

Apesar de os trabalhadores terem apresentado uma proposta para o ACT 2020/2021 em novembro do ano passado, a empresa não havia apresentado uma contraproposta até o momento. Após a reunião ficou definido que a Ceasaminas irá enviar uma contraproposta, por escrito, até o dia 07 de julho.