Ebserh convoca reunião. Trabalhadores aguardam nova proposta

A Ebserh convocou uma reunião para hoje, 21/05, às 15 horas, com as entidades que representam os trabalhadores no processo de negociação do ACT 2020/2021. A empresa deve apresentar uma nova proposta aos empregados.

A expectativa é de que a nova proposta exclua a alteração nas regras de adicional de insalubridade que podem reduzir salários em até 27%. A cláusula é considerada pétrea pelos empregados que não admitem esse retrocesso e desrespeito quando estão arriscando suas vidas na luta para salvar vidas em meio a pandemia de Covid-19 que já vitimou mais de 440 mil brasileiros, entre eles milhares de profissionais que atuam na linha de frente da saúde.

Plenária nacional

Hoje, às 20 horas, uma plenária nacional da categoria discute o processo de negociação do ACT e os rumos da mobilização que segue em todo o Brasil. A atividade será realizada pela plataforma Zoom e o link de acesso será encaminhado aos empregados de todos os estados. “Esse dia nacional de luta foi importante e devemos debater a realização de ao menos uma atividade nacional por semana enquanto solicitamos ao TST a revisão do impeditivo de greve”, adiantou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva.

“Nossa greve coloca no seu lugar essa gestão incompetente da empresa”, pontua Sérgio. “Negam direitos aos empregados enquanto se servem das benesses do Estado”, reforça citando portaria publicada recentemente pelo Ministério da Economia, conhecida como “Teto Duplo”, que permite ganhos superiores ao teto constituído para presidente, ministros, incluindo aposentados e militares inativos nomeados em cargos no serviço público. A categoria deve permanecer atenta e mobilizada.