A Luta contra a pandemia, a jornada de 30 horas e a necessidade de valorização da categoria marcam o Dia Internacional da Enfermagem

Historicamente, assim como hoje, os profissionais da enfermagem estão na vanguarda do combate a epidemias e pandemias que ameaçam a saúde em todo o mundo. Os enfermeiros são a espinha dorsal de qualquer sistema de saúde.

Dois projetos de grande importância mobilizam hoje os profissionais da Enfermagem: jornada de trabalho de 30 horas semanais (PL 2295/00) e o estabelecimento do Piso Salarial Nacional (PL 2564/20).

Um dos projetos que prevê redução de jornada dos enfermeiros, técnicos e auxiliares para 30h, já foi aprovado no Senado Federal, e encontra-se há mais de 20 anos pronto para ser pautado e analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados. É preciso também votar o PL 2564/2020 e, desta forma, reconhecer o valor dos profissionais da Enfermagem. Esta é uma divida do Congresso com a categoria.

Por isso, mais do que nunca, o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de Maio, merece ser exaltado. E nessa guerra pela vida, esses profissionais que se dedicam a cuidar e proteger nossas vidas, em muitos casos, sacrificam a própria vida. A todos vocês, profissionais na Enfermagem, a nossa gratidão e muito obrigado!