Trabalhadores da Ebserh realizam assembleias para definir sobre a greve da categoria

Nos dias 06 e 07 de maio, os trabalhadores das unidades da Ebserh, em Minas Gerais – Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia – farão assembleias para decidir sobre o indicativo de greve, a partir de 13 de maio. A paralisação foi definida em Plenária Nacional da categoria, realizada no último dia 27/04.

Em Belo Horizonte, as assembleias serão realizadas em dois dias: no dia 06/05, às 16h e no dia 07/05, às 10h. Para as unidades de Juiz de Fora, a assembleia acontecerá no dia 06/05, às 19h. Já em Uberaba e Uberlândia, as assembleias acontecerão também no dia 06/05, em dois horários: às 14h e 21h.

A decisão de deflagrar uma greve se deu após o impasse nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021. O processo de negociação, que atualmente está sendo mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), se arrasta há mais de um ano sem qualquer perspectiva de avanço.

A Ebserh se utiliza de várias justificativas para travar as negociações com os trabalhadores. Não bastasse ainda propõe 0% de reajuste e mudança na base de cálculo do adicional de insalubridade que pode representar uma redução de até 27% na remuneração dos (as) trabalhadores (as). Isso sem falar que, das 65 cláusulas constantes da pauta de reivindicações da categoria, a empresa simplesmente, recusa 52 delas.

Prorrogação

A Ebserh diz que se pauta em compromisso e seriedade e que está engajada nos debates e na busca por alternativas viáveis à negociação. Mas a maior prova de que não está nem um pouco preocupada em resolver o impasse foi o pedido, ao TST, no último dia 30/04, de prorrogação das cláusulas do ACT por mais 30 dias.

Com essa atitude, a Ebserh “cospe na cara de seus funcionários” – homens e mulheres que diariamente, arriscam suas vidas para salvar milhares de vidas.

E a única forma de se combater a falta de respeito é uma só: unidade e luta! Participe das assembleias!

ASSEMBLEIAS DOS TRABALHADORES DA EBSERH

Belo Horizonte: Dia 06/05 – às 16h e Dia 07/05 – às 10h