Piso salarial e jornada de 30 horas para a enfermagem

A reivindicação é antiga e tem o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais. Além disso, a proposta também corrigiria a discrepância entre as remunerações praticados pelo país afora.

O Projeto de Lei 2564 foi apresentado no ano passado e abrange o setor público e privado, inclusive entidades filantrópicas e organizações sociais de saúde.

De acordo com o projeto, o piso salarial do enfermeiro passaria a ser de R$ 7.315,00 mensais; enquanto o piso do técnico de enfermagem seria de R$ 5.120,50. Já o auxiliar teria o valor fixado em R$ 3.657,50. Os valores referem-se à jornada de 30 horas semanais.

Atualmente a proposta, tramita no plenário do Senado e uma consulta pública foi aberta pelo Senado para conhecer a opinião da população em relação à propositura. Acesse e vote:  https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=141900

O SINDSEP-MG defende a melhoria da remuneração e de uma jornada de trabalho mais humanizada para a categoria. A proposta, além de beneficiar diretamente a categoria que se encontra tão exausta, proporcionará maior qualidade no atendimento realizado visto que jornadas extensivas geram desgastes e impacta diretamente no quadro físico e emocional desses trabalhadores.