19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Os índios do Brasil viveram séculos excluídos da sociedade. Apesar de terem atravessado caminhos de mortes e de cicatrizes não curadas, pouco se fala na história de vida real desses povos, que foram dizimados por doenças introduzidas pelos invasores portugueses. Com a covid-19 não está sendo diferente. Faltam aos povos indígenas o essencial: sistemas de saneamento básico nas aldeias, com oferta de água potável em quantidade e qualidade, um dos itens mais importantes para a prevenção do coronavírus.

As condições sociais, econômicas e de saúde, que historicamente afetam esta população, somadas à omissão do governo federal em meio a pandemia, tornam esses povos ainda mais vulneráveis ao contágio.

O SUS, criado para atender a saúde indígena, sofre com a falta de estrutura e de recursos para tratamento de complicações mais severas. São várias as dificuldades encontradas para enfrentar a pandemia e garantir a sobrevivência dos povo. A cada momento que passa, parece que o plano de governo do atual presidente, é o genocídio dos povos indígenas.

#DiadosPovosIndigenas  

#SINDSEPMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =