Alerta: novo golpe contra aposentados e pensionistas usa prova de vida para roubar dados bancários

Atenção, aposentados e pensionistas do serviço público federal, para um novo golpe praticado por estelionatários para o roubo de dados bancários. Aposentados e pensionistas recebem ligações de “supostos” funcionários de bancos para fazerem a prova de vida online, e solicitam os dados pessoais da vítima, pedindo inclusive o envio de cópia dos documentos por whatsapp, com o intuito de facilitar o processo.

O Sindicato orienta aos aposentados e pensionistas que não informem nenhum de seus dados bancários por telefone, e que notifiquem a gerência do seu banco ao receber qualquer telefonema suspeito. Vale ressaltar que a prova de vida está suspensa até 31 de maio devido à pandemia. O INSS informou que retomará em maio a confirmação com os segurados, porém, o agravamento da pandemia ainda poderá mudar essa decisão.

Em caso de dúvida sobre a prova de vida, entre em contato com o RH do seu órgão ou do Ministério da Economia.