Organização Social que atua dentro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresenta levantamento sobre unidades de pesquisas sem a participação de servidores

Os servidores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estão indignados com a direção do Órgão. Isso porque os servidores tiveram conhecimento de que a CGEE – Organização Social que atua dentro do Ministério apresentou um relatório com base em um levantamento sobre os Institutos de Pesquisa (UPs).

O problema é que esse levantamento foi feito sem levar em conta a opinião dos servidores comitês científicos, representantes da comunidade científica e, ao que consta, nem mesmo com discutido com os dirigentes que são aqueles que estão no dia-a-dia e sabem as verdadeiras necessidades dessas instituições.

O resultado desse trabalho foi questionado durante reunião entre o Secretário executivo adjunto-substituto do MCTI, Johny Ferreira dos Santos e o Fórum de C&T, realizada em 26/02. Na oportunidade, os representantes dos servidores solicitaram cópia do referido estudo feito pela CGEE, o que até o momento não aconteceu.

Na página do Ministério, a CGEE tem como função “subsidiar processos de tomada de decisão em temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, por meio de estudos em prospecção e avaliação estratégica baseados em ampla articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT&I).

Manter sob sigilo um estudo sobre ciência, tecnologia e inovação, principalmente, em um momento como o que estamos vivendo – onde todas as informações devem ser compartilhadas – é, no mínimo, suspeito, bem como as propostas que poderiam surgir desse levantamento.

Diante disso, os servidores solicitam que o Ministério não promova qualquer modificação ou implante qualquer “solução” proposta nesse documento sem antes promover um debate amplo e transparente com os servidores, a comunidade científica e os usuários das UPs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 17 =