INSS alerta para golpes relacionados à prova de vida

Segundo o INSS, aposentados e pensionistas estão recebendo mensagens via WhatsApp de golpistas interessados em obter números de documentos e outras informações pessoais que possam ser utilizadas em fraudes financeiras. Alguns golpistas alegam que estão realizando a prova de vida anual por meio do aplicativo. Funciona assim, o criminoso liga para a vítima, informa alguns dados pessoais, e pede para o cadastro ser finalizado pelo WhatsApp. Depois ele pede para que a vítima mande fotos de documentos para, supostamente, realizar a prova de vida.

Como o INSS entra em contato com você

O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas, como, por exemplo, informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e para isso não pede informações pessoais ou senhas.

O segurado pode receber um email, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, aplicativo oficial do INSS ou pelos sites gov.br/meuinss e meu.inss.gov.br – Central de atendimento 135 – SMS identificado como 280-41

No caso do aposentado ou pensionista entrar em contato com o INSS, o atendente ou o sistema eletrônico solicita informações como CPF e nome da mãe apenas para confirmação da identidade.

Fique atento

O INSS informa que não faz contato por telefone e nem por WhatsApp para procedimentos deste tipo. Além disso, a prova de vida está suspensa até maio devido à pandemia.

O INSS informou que retomará em maio a confirmação com os segurados, porém, o agravamento da pandemia ainda poderá mudar essa decisão. O calendário da prova de vida será escalonado para evitar aglomerações, e seguirá o vencimento de acordo com o vencimento do ano passado. Veja o calendário abaixo:

Mês em que a prova de vida venceu / Novo prazo para a prova de vida

* Vencimento: mar e abr/2020 – novo prazo: mai/21

* Vencimento: mai e jun/2020 – novo prazo: jun/21

* Vencimento: jul e ago/2020 – novo prazo: jul/21

* Vencimento: set e out/2020 – novo prazo: ago/21

* Vencimento: nov e dez/2020 – novo prazo: set/21

* Vencimento: jan e fev/2021- novo prazo: out/21

* Vencimento: mar e abr/2021- novo prazo: nov/21

Antecipação de feriados e pontos facultativos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 29/03, a Portaria Conjunta 12/2021, que trata da antecipação dos feriados e pontos facultativos municipais, distritais e estaduais e sua repercussão para as unidades do Instituto Nacional do Seguro Social. A Portaria esclarece que, as agências do INSS não funcionarão nos Estados, Distrito Federal e Municípios onde houver antecipações de feriados e pontos facultativos instituídos, em função do enfrentamento à Covid-19.