Hospitais universitários poderão contratar profissionais mesmo na pandemia

A Câmara aprovou no dia 23/03, por 436 votos a 30, o PLP 266/20 que permite que hospitais universitários federais contratem profissionais mesmo em meio à pandemia.

O projeto cria uma exceção à Lei Complementar 173/20 segundo a qual União, estados e municípios estão proibidos de, entre outras ações que gerem aumento de despesas, contratar profissionais para cargos que não sejam de chefia.

Pelo texto aprovado pelos deputados, fica permitido o preenchimento de cargos para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e também para quatro universidades criadas nos últimos anos por desmembramento de outras já existentes.

O relator apresentou parecer favorável ao texto e reforçou a importância dos hospitais na crise sanitária. O parlamentar afirmou, também, que já há orçamento aprovado para o funcionamento das instituições.