Mesa Municipal de Negociação Permanente da Ebserh de Uberaba

No dia 09/02, foi realizada uma reunião entre a direção do Hospital de Clínicas de Uberaba (HC-UFTM) e os trabalhadores da Ebserh para discutir, entre outros assuntos, a vacinação dos (as) trabalhadores e insalubridade. Participaram da reunião a diretora do SINDSEP-MG e da Condsef/Fenadsef, Jussara Griffo, a representante do Núcleo Regional Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e trabalhadora da Ebserh, Clésia Oliveira, a Superintendente do HC-UFTM, Ana Lúcia Simões, o Chefe substituto da Divigp, Rafael Jordão, a gerente administrativa, Heloísa Helena e o chefe do Sost HC-UFTM, Jaime José.

Em relação ao plano de vacinação dos (as) trabalhadores (as) da Ebserh de Uberaba, a responsabilidade é da Prefeitura do Município, que em princípio disponibilizou 250 doses e, posteriormente, disponibilizou mais doses. A empresa informou que a vacinação já começou, porém, não está sendo realizada nas dependências do Hospital, por não haver equipes suficientes. Os (as) trabalhadores têm de se dirigir aos locais definidos pela prefeitura e Secretaria de Saúde de Uberaba.

A listagem dos profissionais é feita pelo HC e enviada à Secretaria de Saúde de Uberaba que faz a distribuição das doses, não sendo ainda possível saber quantos (as) trabalhadores (as) já foram vacinados (as). Hoje, o Hospital de Clínicas de Uberaba (HC-UFTM) tem 1954 trabalhadores (as) e a prioridade de vacinação é daqueles que trabalham na linha de frente (Covid-19). O SINDSEP-MG enviou ofício para a Prefeitura de Uberaba a fim de garantir um maior número de doses para que todos sejam imunizados ja nessa terceira fase.

Em relação à insalubridade, em caso de corte ou redução, o (a) trabalhador (a) deverá ser informado antecipadamente, a fim de que possa entrar com recurso – que é um direito dele – e se organizar. O SINDSEP-MG aguarda resposta da empresa sobre os casos de corte de insalubridade individual em setores que fazem rodízio.