24/01 a 01/02: Jornada Nacional de Lutas pela vacina, contra a reforma administrativa e as privatizações

Desde o dia 24 de janeiro, servidores públicos de todo o país estarão engajados em uma Jornada Nacional de Lutas em defesa dos serviços públicos, da vida frente aos lucros e pela vacinação imediata de toda a população. Durante toda essa semana serão organizadas diversas atividades, que culminarão com um Dia Nacional de Lutas pela vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações, em 01/02.

A Jornada Nacional de Lutas foi convocada pelo Fonasefe, pelas coordenações dos seus Fóruns Estaduais (reunindo ainda entidades de servidores públicos estaduais e municipais, entre elas, o SINDSEP-MG), por Centrais Sindicais e também por Movimentos Sociais.

No dia 1º de fevereiro, será realizado o Dia Nacional de Lutas pela vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações, com carreatas nas principais cidades do país, ato em Brasília-DF (na Câmara dos Deputados) e panelaço nacional.

Os servidores também organizarão uma vigília em frente ao Anexo II da Câmara Federal para acompanhar a eleição à Presidência da Casa, marcada para acontecer presencialmente na mesma data do Dia Nacional de Luta (01/02). A Jornada também realizará atividades contra as privatizações das empresas estatais e a Reforma Administrativa propostas pelo Governo Federal.

Conjuntura desastrosa durante a pandemia

A política externa desastrosa com China e Índia – principais produtores de vacinas no mundo – e a negligência do governo em relação a um plano de imunização efetivo mostram que as vacinas não estão garantidas para toda a população ou que, no mínimo, demorarão muito mais que os outros países para serem aplicadas. As mortes por falta de oxigênio em Manaus-AM e a ameaça de um colapso nacional por ausência de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) mostram a urgência de garantir a imunização do povo.

Calendário da Jornada de Lutas

26/01 – Mesa do Fonasefe no Fórum Social Mundial – 10h

28/01 – Mesa da Condsef/Fenadsef no Fórum Social Mundial – 16h

30 e 31/01: Mobilização nos estados e Distrito Federal organizadas pelos Fóruns Estaduais