Intransigência total: Ebserh mantém reajuste ZERO e vai levar ACT ao TST

Em reunião no dia 20/01, representantes da Ebserh informaram às entidades representativas da categoria e à comissão nacional dos trabalhadores que não conseguiram autorização junto à SEST/Ministério da Economia para modificar as cláusulas que impõem reajuste ZERO aos salários e benefícios dos empregados, nem a proposta que muda a base de cálculo da insalubridade e pode gerar uma redução de até 27% nas remunerações.

Com a manutenção do impasse, a administração da empresa ainda informou que entrará com processo de mediação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT )2020/2021 junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Diante dessa situação, as assessorias jurídicas que acompanham o processo de negociação da categoria farão uma reunião nessa sexta, 22/01. O objetivo é avaliar os procedimentos legais que podem ser adotados nesse caso. A discussão também será levada para debate em assembleias de base que devem ser convocadas por local de trabalho em todo o Brasil.

Como as justificativas da empresa sobre a questão do reajuste e da insalubridade já foram rejeitadas pela categoria é importante que todos os (as) trabalhadores (as) se mobilizem para garantir que a Ebserh respeite os direitos dos (as) empregados (as) conquistados com muita luta. Vale ressaltar que a Ebserh se nega a discutir o conjunto de 65 cláusulas apresentadas pela categoria e mantém rejeição a 52.

Covid-19

Na reunião, os representantes dos empregados solicitaram que a Ebserh convoque uma reunião urgente da Mesa Nacional de Negociação Permanente para buscar solução para os diversos problemas que a categoria tem enfrentado durante a pandemia da Covid-19. Não existe garantia de vacina ao corpo funcional da Ebserh e as condições de trabalho seguem inadequadas.

Além disso, a categoria quer que a empresa reavalie a convocação de empregados do grupo de risco para o retorno ao trabalho presencial. Nessa lista estão gestantes, lactantes e empregados com idade acima de 60 anos, bem como portadores de doenças crônicas e imunodepressivas. A gestão da Ebserh se comprometeu a conversar com setores técnicos da empresa e agendar uma reunião para fevereiro.