24 de Janeiro – Dia Nacional dos Aposentados

Envelhecer faz parte da vida, mas o grande mérito é viver todas as situações com dignidade, em todos os tempos e ter bons motivos para comemorar cada acontecimento, com alegria, energia e equilíbrio. Em 24 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Aposentado. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas aos funcionários do governo federal, mas foi expandido aos demais trabalhadores a partir de muita luta e reivindicação. E é por isso que no Dia do Aposentado, também é comemorado o Dia da Previdência Social.

Nada mais justo homenagear aqueles e aquelas que, durante muito tempo, lutaram, trabalharam e participaram ativamente das conquistas não só da categoria, mas de toda a classe trabalhadora. Contudo, há muito pouco a se comemorar. Em tempos de desmonte total da Previdência com a aprovação da reforma da Previdência, em 2019, o que vemos é um ataque sem precedentes do governo Bolsonaro à Seguridade Social, que abrange a Saúde, a Assistência Social e a Previdência Social. Previdência Social Pública.

Mas o dia do aposentado e da aposentada marca a condição de luta dessas pessoas que construíram e continuam a construir o Brasil. O trabalho dos (as) aposentados (as), nas bases, é de extrema relevância para as nossas conquistas. Foi assim no passado e, hoje, ainda é. Por isso temos de lutar por nossos direitos!

Com a união dos servidores públicos e o imprescindível apoio dos (as) aposentados (as), que representam 48% do nosso sindicato, teremos força para enfrentar os grandes desafios que temos pela frente.

Por isso, conclamamos a todos os (as) aposentados (as) a se manterem firmes na luta por um Brasil mais justo e melhor para todos nós, brasileiros e brasileiras! Parabéns a todos que lutaram e ainda lutam por uma sociedade melhor!