SINDSEP-MG: 31 anos em defesa dos trabalhadores do serviço público e das empresas públicas

No dia 26/04, o SINDSEP-MG completou 31 anos de fundação. Nosso Sindicato nasceu durante o processo de redemocratização do país e das primeiras eleições livres e diretas no Brasil. No final da década de 80 e início da década de 90, a luta dos servidores públicos federais, em Minas Gerais, era organizada por meio das Associações. Essas associações não eram o sindicato propriamente dito, mas tinham caráter sindical.

As negociações salariais, de benefícios e por melhores condições de trabalho eram feitas via associações. O sindicato não existia formalmente. Isso porque, até a Constituição de 1988, não era permitida a existência de sindicatos de servidores públicos federais. Mas havia uma ação sindical para pressionar o governo a atender as reivindicações da categoria. A partir de 1988, os servidores puderam criar seus sindicatos. O SINDSEP-MG teve a sua fundação oficializada por meio de carta sindical emitida pelo Ministério do Trabalho, em 26 de abril de 1989.

Sempre defendendo os direitos dos trabalhadores do serviço público e da classe trabalhadora brasileira,  e lutando junto com os movimentos sociais, o SINDSEP-MG participou ativamente de vários eventos importantes para nosso estado e País, como a Marcha dos Sem Terra, o Grito dos Excluídos, o Fórum Social Mundial, o Grito da Terra, entre outros.

Ao longo de mais de três décadas de existência, o SINDSEP-MG manteve sua trajetória de luta intransigente por um serviço público de qualidade e em defesa dos direitos dos servidores e dos trabalhadores das empresas públicas. Sempre na construção de um sindicalismo expressivo, democrático, classista e de combate a todas as tentativas de retrocesso.

Hoje, vivemos um dos momentos mais críticos da nossa história. A democracia e as garantias fundamentais se encontram ameaçados e os direitos trabalhistas, sob ataque constante.

E mais do que nunca, esse é o momento de nos unirmos e nos fortalecermos. Não temos dúvida de que somente com mobilização, resistência e luta vamos construir um Brasil mais justo e, sobretudo, com um serviço público de qualidade e gratuito para todo o povo brasileiro.  Tudo isso sem nunca abrir mão de nenhum direito conquistado pelos servidores e na defesa intransigente da democracia.

Parabéns, SINDSEP-MG!

Nenhum direito a menos!27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 18 =