Ceasaminas: Trabalhadores preparam greve para pressionar empresa a negociar ACT

No dia 28/02, os trabalhadores da Ceasaminas se reuniram em assembleia, no entreposto de Contagem, para definir estratégias de luta nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).  O impasse nas negociações se deu porque a empresa queria retirar artigos e modificar outros da proposta de ACT. O que não foi aceito pelos trabalhadores.

Após várias reuniões, algumas questões foram resolvidas, mas três itens ainda não tem acordo: PDV e demissão (contidos nos artigos 19 e 20 da proposta), ultratividade do ACT (o mesmo ficaria vigendo até a assinatura de outro) e a Participação nos lucros e resultados (PLR), pois a empresa entende que a PLR deve ser dividida conforme a produtividade e não igualmente para todos os trabalhadores.

Os trabalhadores estão há três anos sem ACT (2016/2017; 2017/2018 e 2018/2019). E para acabar com o impasse, os trabalhadores não encontraram outra saída a não ser organizar a greve como forma de pressionar a empresa a negociar um ACT que contemple os anseios de todos os trabalhadores da Ceasaminas.